sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ATIVIDADE 2

Apresento mais uma atividade do curso, foi muito interessante, pois tivemos que passar uma mensagem através de "Carta Enigmática" e tentar descobrir as mensagens das minhas colegas de curso, não foi fácil decifrar mas foi desafiadora.


A COMUNICAÇÃO E AS TECNOLOGIAS

Tecnologias de apoio

As tecnologias de apoio são qualquer utensílio, peça de equipamento ou sistema adquiridos, que depois são modificados ou adaptados ao utilizador, cuja finalidade é aumentar, manter ou melhorar a capacidade funcional da pessoa com deficiência. Representam um contributo inestimável no campo da habilitação e educação, com especial incidência nas áreas do desenvolvimento cognitivo, psicomotor, meio aumentativo e/ou alternativo de comunicação e ainda como meio facilitador da realização de uma tarefa. São, por vezes, a única alternativa desta população para poderem interagir com o meio, possibilitando-lhe um verdadeiro acesso à educação, lazer, etc.

A proposta de atuação do TO é possibilitar às crianças, através da estimulação, treino e adaptações, o desenvolvimento de habilidades funcionais preparando-os para a atuação e desempenho mais adequados nas suas actividades de auto-cuidados, na atividade de brincar e nas atividades ocupacionais. Nas pessoas com dificuldades comunicativas é também papel do TO estabelecer uma possibilidade de retorno ao ato comunicativo, recorrendo a SAAC.
SAAC são recursos especiais que podem proporcionar a possibilidades de comunicação e interação através de dispositivos de mensagem simples e múltiplas, com digitalização de voz, sistemas gráficos, utilizando pranchas de comunicação, comunicadores de diversos tipos, e até computadores com software que permita a construção de quadros de comunicação e digitalização de voz.

Têm como objetivo compensar e facilitar limitações expressivas ou desordens na compreensão da linguagem, podem ser úteis para pessoas com limitações na comunicação gestual, oral e/ou escrita. (Panham HMS, 2001).

A comunicação classifica-se em:
  • Suplementar: quando o indivíduo utiliza um outro meio de comunicação para compensar limitações que apresente na fala, sem substitui-la totalmente.


  • Alternativa: quando o individuo utiliza outro meio de comunicação em vez da fala, devido à impossibilidade de articular ou produzir sons adequadamente.

Sistemas PCS: é um sistema gráfico-visual composto por símbolos pictográficos, ou seja, relacionados ao desenho das figuras que representam, sendo por isso mais apropriado para casos em que é esperado um nível simples de linguagem expressiva, vocabulário limitado e estruturas de frases curtas. Podem ser utilizados juntamente com fotos, desenhos próprios, figuras de revistas, etc. A prancha é adequada ao usuário de acordo com a sua personalidade. (Finnie, NR., 2000)(Lima, C & Ferreira, L., 2004)

Sistema PECS (Picture Exchange Communication System): Este sistema utiliza cartões contendo fotos ou logotipos de coisas relevantes para a criança. Fomentando a comunicação, a resolução de problemas (pedir ajuda), a descriminação de figuras e a estruturação de frases. Pode-se iniciar com coisas que a criança gosta de comer e ensiná-la a utilizar os cartões como objeto de troca pelo que deseja.


(Parte do texto retirado do Blog: http://conheceroautismo.blogspot.com/ do
Grupo Tutorial 4 do 2º Ano da Licenciatura de Terapia Ocupacional, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Ana Pereira, Ana Sousa, Ana Vieira, Andreia Silva, Elsa Teixeira, Francisca Dias, Iracema Silva, Marta Melo, Patrícia Leão, Paulo Gouveia, Sara Silva)

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